Livro: PRINCÍPIOS DE FARMACOLOGIA, Golan



O livro Princípios de Farmacologia, do Golan é um instrumento de pesquisa muito importante para os profissionais da saúde, pois aborda todos os aspectos da fisiologia humana, para então, introduzir o conceito da interação dessa fisiologia com os fármacos. Neste artigo, eu vou contar um pouco da minha própria experiência de utilizar este livro nos meus estudos da faculdade. 

Mas se você está somente procurando por uma forma de fazer o download deste livro no formato virtual, clique neste link para salvar o livro completo.

a base fisiopatológica da farmacologia
fonte
Como o livro do Golan me ajudou na faculdade de farmácia

Em cada capítulo, após uma breve introdução sobre o tema, é colocado um caso clínico, e questões a respeito da situação. Questões estas, que serão respondidas facilmente pelo aluno, após a leitura do capítulo.

Nós, da área da saúde, sabemos que o recurso do caso clínico é extremamente importante para entender qualquer matéria. Por experiência própria, posso dizer que na faculdade, às vezes era difícil compreender um mecanismo fisiológico, ou um mecanismo de ação de um fármaco, mas quando o professor passava um caso clínico, ficava mais fácil entender, pois relacionava a teoria aos sintomas de um paciente, ou à melhora, ou até mesmo às reações adversas.


Com muitas figuras ilustrando cada estrutura, ou mecanismo, todas com uma legenda altamente explicativa, o livro torna-se fácil e agradável de ler e entender, tornando o estudo da fisiologia e da farmacologia muito mais simples e rápido. Rápido, pois encontramos muito do que é necessário a respeito do assunto em um só livro, e com uma linguagem extremamente simples.

Mas eu acredito que a principal vantagem deste livro é ele não conter apenas os mecanismos, ou seja, a farmacocinética e a farmacodinâmica das principais substâncias farmacológicas. Primeiro, ele contem uma boa explicação a respeito da estrutura onde aquela substância age, cada um de seus componentes, como elas se relacionam entre si para, então explicar a patologia e finalmente como ocorre a interação do fármaco com essas estruturas para corrigir a patologia.

Um estudante que possui este livro pode, tranquilamente, economizar com a compra de, pelo menos, mais um outro livro: o de fisiologia, mas ele também pode ajudar muito bem nas matérias de microbiologia, parasitologia e toxicologia, além de conter alguns tópicos de bioquímica dispersos entre os capítulos.

Na minha opinião, a única coisa que falta neste livro, e que é importante principalmente para farmacêuticos, é o conteúdo de química farmacêutica, principalmente a Relação Estrutura Atividade. Não que um livro de farmacologia tenha que conter, mas seria interessante também ter esse conteúdo, para entendermos também o porquê da ação do fármaco, naquela situação, já que entender a Estrutura Química do fármaco e a sua relação com os receptores é a chave para compreender o motivo da ação do medicamento no organismo. Mas se complementarmos as informações do livro do Golan, com as informações de um bom livro de Química Farmacêutica, teremos dois bons instrumentos de pesquisa para fazer um excelente curso de farmácia.


Para os alunos que desejam comprar o livro pela internet, eu deixo algumas dicas: além de usar um bom buscador de preços, para encontrar o melhor preço entre as lojas, é importante visitar todas as lojas e avaliar os seguintes itens, que interferem, tanto no preço, quanto na garantia de recebimento do produto, em um prazo aceitável.

Ao entrar em cada loja, avalie:

- se o produto está realmente disponível e qual o prazo de entrega para o seu cep. Para isso, você pode digitar o seu cep no campo de cálculo de frete. Eu aconselho a escolher a loja que ofereça o menor prazo para entrega.

- leia atentamente os detalhes do produto, suas características e as especificações técnicas para garantir que realmente se trata do produto que você deseja.

- procure por avaliações do produto e da loja: normalmente as pessoas que já compraram deixam um comentário informando como foi a experiência da compra. Se não encontrar nenhuma avaliação, e tiver alguma dúvida, faça uma pergunta ao atendimento ao cliente da loja.

- antes de decidir pela loja em que vai comprar, faça uma busca no google, para verificar se há muitas reclamações sobre elas, e qual foi a tratativa a essas reclamações.

- na hora de fazer a compra, verifique se o link da página onde você vai digitar os seus dados começa com https, que é a garantia de segurança dos seus dados.

Seguindo essas dicas, você consegue escolher a melhor loja para comprar o seu livro e ter a certeza de que vai receber o seu produto.