Dietas que provocam anemia


Come direito, ou então você vai acabar pegando anemia! Eu tenho certeza que todos nós já ouvimos essa frase um dia. Principalmente na infância, não é verdade? Mas será que as dietas com restrição alimentar realmente provocam anemia?

Eu tenho recebido alguns e-mails com perguntas como:

- quais são as causas da anemia?
- existe alguma relação entre a anemia e alimentação?
- minha dieta pode causar anemia?

hemácias na circulação sanguínea
fonte
Por este motivo, criei este artigo, para esclarecer sobre como manter o sangue com níveis ideais de hemoglobina, evitando os sintomas da anemia, mesmo em um processo de emagrecimento. Para isso, primeiro vamos conhecer como o nosso sangue é produzido e quais fatores provocam uma anemia.


Composição e produção do sangue

O sangue é formado pela fase líquida, composta principalmente por água, sais e outras substâncias nela dissolvidas, e pela fase celular, ou seja, as células que circulam pelo sangue, cada uma com funções diferentes, que vamos explicar mais adiante. A função do sangue é a de transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células do corpo, e remover dele todos os produtos da respiração e metabolismo, para que sejam excretados.

medula óssea
As células do sangue são produzidas na medula óssea, que está localizada nas vértebras e costelas, no osso esterno, no crânio, na bacia, no fêmur, entre outros ossos. Assim que ficam prontas, ou seja, maduras, essas células atravessam a parede óssea através de veias muito finas chamadas capilares, e então são lançadas na corrente sanguínea.

A produção de sangue é ativada por estímulos fisiológicos naturais, quando ocorre a morte celular, mas fatores como falta de oxigênio, sangramento ou infecção também avisam a medula óssea da necessidade de produzir as células sanguíneas.

As células do sangue são diferentes, mas todas têm a sua origem em uma única célula: a célula tronco hematopoética, que pode se transformar em células sanguíneas, ou em outras células tronco hematopoéticas. Nesse processo ocorre, além da multiplicação das células, também a diferenciação das células tronco nos vários tipos de células sanguíneas, que aos poucos vão ficando maduras até estarem prontas para irem à corrente sanguínea.

Isso ocorre o tempo todo, pois cada célula tem um tempo de vida. Por exemplo, as hemácias ficam prontas em 7 dias e têm uma vida média de 120 dias.



As principais células sanguíneas são:

- Eritrócitos, conhecidos como hemácias, ou glóbulos vermelhos: transportam oxigênio do pulmão para todas as células do corpo, e levam o CO2 eliminado pelas células do corpo para o pulmão eliminar. Elas têm a cor vermelha devido a hemoglobina, uma combinação da proteína globina com um compontente chamado heme, onde encontra-se o ferro.

- Plaquetas: responsáveis pela coagulação sanguínea, impedindo sangramentos execessivos.

- Leucócitos: células brancas do sangue, com função de proteção ao nosso corpo contra qualquer agente que ele considerar nocivo.


O que é e porque acontece a anemia

Agora que já vimos a composição do sanguee como ele é produzido, podemos voltar ao assunto da anemia. O que define a anemia é a baixa quantidade de hemácias ou de hemoglobina no sangue.

Existem muitas causas para a anemia, que interrompem a produção de hemácias, ou promovem a perda ou destruição dessas células. Neste artigo, eu vou me concentrar nas causas alimentares, mas é importante lembrar que existem outras causas, inclusive genéticas, portanto, para iniciar um tratamento de anemia, é necessário uma visita ao médico e ao menos um hemograma.


Anemias causadas por falta de nutrientes

Uma dessas causas é a falta de ferro, um mineral importante na produção de hemoglobina. Nesse caso, a quantidade de hemácias no sangue está em níveis normais, mas a concentração de hemoglobina dentro de cada hemácia é inferior à recomendada, pois existe pouca quantidade de ferro disponível para a fabricação de hemoglobina. Então, as hemácias encontradas no hemograma de um paciente nesta situação, serão pequenas e com uma cor muito clara, devido a falta de hemoglobina.

Outro caso de anemia devido a falta de nutrientes ocorre quando as hemácias estão muito grandes, e portanto não conseguem desenvolver sua função de transportar oxigênio. Essa anemia ocorre principalmente por falta de vitamina B12 e ácido fólico, que atuam na maturação das células.

É por isso que apenas ingerir ferro pode não ser suficiente para curar uma anemia, é necessário fazer um hemograma para verificar o que está causando a anemia, e aí sim, utilizar o medicamento correto, ou ingerir alimentos fonte do nutriente que estiver faltando.


Porque dietas de emagrecimento podem causar anemia

O consumo extremamente baixo de alimentos faz com que a quantidade mínima necessária de certos nutrientes não seja alcançada. Isso também acontece quando só ingerimos alguns tipos de alimentos, deixando de consumir outros, o que acontece em vários tipos de dietas da moda, não é verdade?

É por isso que precisamos utilizar um método correto de alimentação para emagrecer. Um método que respeite as necessidades nutricionais do nosso corpo, incluindo uma boa variedade de alimentos de acordo com os nutrientes que fornecem.

No caso da anemia, outra coisa que você pode fazer para evitar é manter uma boa ingestão de vitamina C, junto às suas refeições, pois ela auxilia a absorção do ferro presente na alimentação, principalmente do ferro presente nos vegetais. Também é importante garantir uma adequada ingestão de vitamina A, pois além de auxiliar na absorção do ferro, ainda atua na produção das hemácias.

Como última recomendação deste artigo, preparar um prato bem colorido, e ingerir cada dia um alimento diferente, de forma a comer de tudo, mesmo que em pequenas quantidades, já ajuda a suprir o seu corpo com os nutrientes que ele precisa. Se mesmo assim você achar que ainda está faltando alguma coisa, um bom suplemento alimentar pode ser indicado por seu médico ou nutricionista.


Algum de seus amigos pode estar precisando desta informação... Então, lembre-se de compartilhar este artigo com eles!