Emagrecendo com hábitos alimentares mais saudáveis

escolher alimentos saudaveis
Para esta primeira etapa, que é desenvolver uma rotina alimentar mais saudável, encontramos um pequeno problema: nossa dieta está muito longe de ser saudável. Independentemente do motivo, muitas vezes preferimos ingerir alimentos mais calóricos por serem mais fáceis de serem consumidos.

Mas sabemos que, com um pouco de boa vontade, muitas pessoas já conseguem fazer refeições mais saudáveis para atingir o objetivo de emagrecer: no restaurante preferir os vegetais e evitar as frituras, na hora da sobremesa escolher as frutas, na hora do lanche comer um lanche natural em lugar da coxinha, e tantas outras opções mais saudáveis que também estão ficando cada vez mais práticas.

Se você tem a felicidade de preparar a sua própria refeição, basta escolher os alimentos de acordo com a sua função no nosso organismo e prepara-lo de acordo com o que o seu paladar gosta, para conseguir emagrecer sentindo o prazer de comer. Faça combinações de alimentos, experimente novas combinações. Se faltar ideias, o google dá uma grande ajuda com os inúmeros sites de receitas.

Quer um exemplo: você decidiu que hoje seria bom comer almeirão, mas não tem ideia de como pode prepara-lo de forma que o gosto amargo dessa verdura não seja percebido ou então dê até um charme ao prato. Procure no google: “receitas com almeirão”, e você verá a quantidade de ideias que vão aparecer.

Mas se você não tem tempo de preparar a sua refeição, não se preocupe, também é possível fazer escolhas de alimentos saudáveis preparados de forma saborosa, mesmo comendo no restaurante.

Para isso, precisamos conhecer a composição nutricional de cada alimento, e as formas corretas de fazer combinações, para assim decidir qual alimento comer. Mas nesse ponto esbarramos em mais um problema: ainda existe pouca quantidade de informação confiável sobre os tipos e as combinações de alimentos. Um produto industrializado contém a informação nutricional, mas a intenção de quem está mudando os hábitos alimentares é ingerir uma maior quantidade de produtos naturais, ou seja, legumes, verduras, frutas. E nesse caso, na maioria das vezes, esses produtos não vêm com informação nutricional...

Bem, aqui a solução é aprender mesmo, estudar tudo que for necessário para criar a melhor alimentação para emagrecer e ter mais saúde, mas lembrando-se sempre de buscar essas informações em fontes confiáveis.

Estou preparando uma série de artigos explicando sobre a composição de nutrientes de cada vegetal e porque cada um deles tem determinada função no organismo. Assim eu pretendo lhe ajudar um pouco a decidir qual alimento comer em cada refeição.

Uma última coisa que eu gostaria de abordar neste artigo é um outro problema que encontramos ao tentar mudar nossos hábitos alimentares: comidas saudáveis nem sempre são saborosas e prazerosas de comer.

Mas também existe uma solução para este problema: você pode, aos poucos, introduzir os alimentos saudáveis, e ir experimentando novas combinações, até mesmo de alimentos saudáveis com alimentos que não são muito saudáveis. Por exemplo, no início de sua mudança alimentar você pode tentar combinações de vegetais com molho branco, se você gostar, é claro. Assim você vai se acostumando com os novos sabores e essa troca de alimentos vai ficando prazerosa também.

Uma outra solução é comer devagar, mastigar bem para saborear todas as nuances de sabor de cada alimento. Quando for comer algum alimento hipercalórico, mantenha-o na boca pelo máximo de tempo possível, assim você consegue aproveitar o sabor do alimento e reduzir a ansiedade, reduzindo assim a vontade de comer mais daquele alimento.

Acredito que essas dicas podem lhe ajudar a melhorar os seus hábitos alimentares. Proponha-se essas mudanças na sua vida esta semana, e no próximo artigo vamos conversar sobre a atividade física.


Se você está tentando emagrecer e quer aprofundar mais o assunto, colocando em prática as melhores técnicas para acelerar o seu metabolismo e ativar a queima de gordura, conheça melhor o Livro Emagrecer de Vez, clicando neste link.

Crédito da imagem: http://freerangestock.com/details.php?gid=&sgid=&pid=23767