Emagrecer integrando a atividade física na rotina diária

emagrecer com atividade física
Começar uma rotina de atividade física nem sempre é muito fácil, principalmente quando estamos tentando emagrecer. Até conseguirmos criar o hábito de fazer exercícios, vários fatores podem nos levar a adiar o momento da atividade física o tempo todo.

Isso acontece com todo mundo, mas muitas pessoas já conseguiram vencer esta etapa do processo de emagrecimento e a prática de exercícios físicos já faz parte da sua vida. Com isso, o emagrecimento acaba acontecendo naturalmente, além de que vários processos no organismo passam a ocorrer de forma mais regulada, melhorando a sensação de bem estar.

Um problema que muitas pessoas enfrentam quando começam a praticar exercícios físicos é o cansaço inicial. Como o corpo está recebendo uma menor quantidade de calorias, ele passa a trabalhar de uma forma que possa economizar energia. É por esse motivo que fica tão difícil fazer os 30 minutos mínimos de exercícios, como vemos em vários programas de emagrecimento.

Para isso, a solução mais indicada para emagrecer com atividade física é fortalecer o corpo aos poucos, introduzindo pequenas porções de atividade durante o dia. Por exemplo: ir à pé em alguns lugares, usar a escada ao invés do elevador e muitas outras coisas que sua criatividade pode lhe dizer.

É certo que a caminhada é essencial, mas não adianta você começar a caminhar 30 minutos seguidos todos os dias, pois o seu corpo pode não aceitar. O mais indicado para o início é fazer várias caminhadas de 5 minutos ao longo do dia, e aos poucos você pode ir aumentando o tempo, conforme o seu corpo for aceitando.

Uma outra coisa que pode atrapalhar nesse processo de iniciar a atividade física é o tédio, que muitas pessoas sentem por estar fazendo exercícios ao invés de estar fazendo alguma outra coisa, como uma tarefa da casa, ou alguma obrigação do trabalho.

Para vencer o tédio nas atividades físicas e conseguir emagrecer, a solução também é simples: você pode fazer cada dia uma atividade diferente, se o seu tédio vem da rotina, de fazer sempre a mesma coisa; ou então você pode escolher atividades que possam ser feitas simultaneamente a outras coisas, como por exemplo estudar inglês enquanto faz caminhada, utilizando vídeo-aulas se você tem um aparelho de ginástica em casa, ou ouvindo em seu mp3, se você caminha na academia ou no parque.

Algumas pessoas também enfrentam a sensação de desânimo. Aquela falta de vontade bem na hora de começar a fazer a atividade física. Mas para isso, a única solução é realmente enfrentar essa sensação de desânimo, e para isso não tem outro jeito: uma conversa com você, para lembrar dos seus objetivos, para se lembrar de que o resultado de emagrecimento só vai chegar se você agir agora mesmo e que não vai adiantar nada adiar esse momento pois assim você cria o hábito de adiar ao invés de criar o hábito de se exercitar.

Por falar em criar hábitos, você só precisa se esforçar por 21 vezes para criar um hábito que dificilmente irá perder. Esse é a quantidade necessária para o seu cérebro gravar uma ação como automática em sua mente. Vamos entender melhor o motivo para isto em um outro artigo, mas por enquanto, utilize esta informação para lhe ajudar a atingir o objetivo de emagrecer.

Lembre-se que esse mecanismo do nosso cérebro também funciona para criar hábitos negativos. Se você adiar a caminhada por 21 vezes, estará registrado o hábito de adiar a caminhada, então ficará mais difícil recomeçar, pois então será necessário modificar um hábito já criado. Portanto, esforce-se para criar bons hábitos que vão lhe ajudar a emagrecer.

Acredito que com estas dicas de hoje, será mais fácil iniciar uma rotina de atividade física que vai lhe proporcionar mais saúde, bem estar e o tão sonhado emagrecimento. Aos poucos esse objetivo vai se aproximar cada vez mais da realidade, e estará incorporado em seu dia a dia naturalmente, de forma que você pratique automaticamente.

A partir do próximo artigo vamos começar a entender o lado emocional, que também é muito importante para ajudar no processo de emagrecimento. Veremos como podemos emagrecer também a nossa mente para que ela seja a nossa maior fiscal e a nossa melhor amiga, nos levando a tomar as atitudes corretas para emagrecer.


Se você quer aprofundar mais o assunto do emagrecimento, colocando em prática as melhores técnicas para acelerar o seu metabolismo e ativar a queima de gordura, conheça também o Livro Emagrecer de Vez, clicando neste link.


Algum de seus amigos pode estar precisando desta informação... Então, lembre-se de compartilhar este artigo com eles!

Credito da imagem: CD-ROM clipart da SoftKey